Pular para o conteúdo principal

QUAL O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS ? PARTE 3 - DESENHOS ANIMADOS



Os desenhos animados estão cada vez mais desanimadores. Estão muito longe daqueles que nos faziam sorrir e nos divertiam com seu humor simples e desprovido de malícias. A imagem ao lado é uma amostra do que ocorre atualmente e dos tipos de desenhos criados para o entretenimento de crianças e adolescentes. Este chama-se Firebreather - O Lança-Fogo e deve estreiar em maio no canal pago Cartoon Network. Como ocorre normalmente, depois de algum tempo o longa metragem provavelmente vai para a tv aberta. O menino ao centro é Duncam. Seu pai é Beloc, um tipo de rei dos dragões,que quer o filho seguindo seus passos, sua mãe uma mulher comum e quer ele tendo uma vida de adolescente normal. Com essa mistura o menino é meio dragão e meio homem e com seus poderes vai tentar salvar o mundo e enfrentar também o pai que é mal.

Pense comigo! Que tipo de relação é esta em que um dragão e uma mulher geram um filho com poderes especiais? E que agora adolescente precisa decidir entre ser mal como o pai ou ser bom como a mãe? Ele sendo um monstro como pode viver normalmente ? Podem até dizer que não passa de uma estória, uma fantasia. Mas e daí? Que tipo de mensagem está sendo transmitida aos nossos filhos?

Imagem do filme
"Como treinar o seu dragão"
Este não é o primeiro filme em que um dragão é o herói! Já vários outros foram criados. Em todos, o relacionamento entre ser humano e dragão é amigável. Em alguns até se torna um bicho de estimação e assim por diante.

A bíblia nos mostra um dragão, também chamado de serpente e de Satanás, o Diabo.  "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Apocalipse 12.7-9)

A figura do dragão na biblia sempre esteve relacionada a Satanás e sua atuação maligna. Desde o começo sempre quis destruir o homem e tudo o que Deus criou. Ainda no capítulo 12 vemos que o dragão tenta destruir uma mulher e o filho que ela dá a luz que entendemos ser Jesus.
"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono." (Apocalipse 12.1-5)

Quando analisamos este e outros desenhos, notamos que a maioria deles transmitem idéias contrárias a Palavra de Deus e ao que ensinamos aos nossos filhos. Não vou aqui generalizar, mas, infelizmente o mundo jaz no maligno e somos nós que devemos separar o que é bom do que é ruim. Muitos autores de desenhos colocam nos seus personagens traços de sua personalidade, comportamento ou do que acreditam. Alguns são satanistas declarados, pedófilos, homossexuais entre outras coisas. Note que os heróis infantis de hoje  são figuras sombrias, macabras, com carateristícas demoníacas e infelizes na sua vida. Mas isso é só o começo. Não é de hoje que se fala da Dysney e seus desenhos repletos de mensagens subliminares. Mensagens que não são perceptíveis  a olho nu mas que o cérebro capta e guarda, principalmente o de crianças.

Com tudo isto temos que ficar com a palavra de Deus, que nos ensina a não por coisas más diante dos nossos olhos e isto estende-se também aos nossos filhos. Devemos pensar somente no que é bom, reto e justo. O mal não pode ser chamado de bem e vice-versa (Isaías 5.21)

Você também concorda que os desenhos animados estão desanimadores? Então deixe aqui sua opinião!

Sem mais, fiquem na Paz

Comentários

  1. A paz meu irmão, uma caminhada seja ela boa ou má começará sempre com o primeiro passo, a criança é o primeiro passo da humanidade, se for corrompida a humanidade estará perdida, dependendo da oferta eles corrompem até os adultos, aos pimpolhos fica bem mais fácil, sempre vale o alerta, é isso aí olhos e mente abertos, graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. A preocupação é bastante pertinente. Porém tenho outra: O último escritor cristão que teve uma obra de vulto para o público infantil foi C.S.Lewis. Será que está faltando criatividade para os cristãos?

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão! Coloquei o seu banner em meu blog. Fique na paz!
    http://reflexoesdonossodiaadia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Irmão Luiz ! A Paz do Senhor!

    Precisamos ficar atentos as nossas crianças. Eles são uma benção, mas o adversário quer sempre destruí-los! Oremos pelas crianças do mundo todo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Irmão Boaz! Que Deus o abençoe!
    Além dos motivos apontados pelo irmão, acho que falta investimentos também. A Dysney só fez filmes do CS Lewis por que estava perdendo muita audiência entre os evangélicos pelos motivos já expostos neste blog.Fizeram o filme para trazer o povo para eles novamente e acabaram nem sendo fiéis aos escritos. Acredito que o povo cristão precisa dar valor também as obras produzidas no meio dele. Existem tantos filmes bons com conteúdo cristão, mas que são poucos conhecidos. Isto faz com que as produtoras não se interessem tanto. Tenho vistos alguns blog aqui na UBE divulgando filmes o que é muito bom.
    Precisamos valorizar o que é nosso!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Irmão Marcelo! Paz do Senhor!

    Senti falta dos seu comentários. Estava para escrever uma mensagem para saber, pois já algum tempo não via novas postagens. Mas que bom que o irmão está aqui. Estarei colocando o seu banner no meu blog também!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. graça e paz seja contigo irmao de fé. que o senhor te ilumine sempre por esse lindo caminho em nome de jesus.
    http://jsilvanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Para meditar sobre o desenho Firebreather... Assisti ao filme hoje (28/05/2011) no Cartoon Network. Trata-se de "seres" que vivem no mundo inferior há muitos anos antes dos humanos. Esse mundo inferior é banhado pelo fogo. Seria o inferno?
    O Rei dos seres chama-se Beloc e tem um filho com uma humana, cujo qual é o personagem principal, o Lança Fogo. Sua missão é conservar a paz entre esses seres e os humanos, já que uma guerra está perto de acontecer. Seria ele o salvador da Terra?
    No filme ele se vê obrigado a enfrentar dois destes seres: Astarote e Abadom, Seriam esses dois demônios poderosos citados na Bíblia?
    Não deixem seus filhos assistir a esse desenho, está carregado de maldições.

    ResponderExcluir
  9. Prezado "eu me lembro"

    Eu não assisti o filme, somente o seu anúncio e baseado nisto fiz o post. Mas agora com suas colocações vejo o quanto é perigoso, principalmente as crianças. Faço meu o apelo que você fez. Pais, não deixem seus filhos assistirem desenhos deste tipo. Você é responsável,pois eles ainda não teem discernimento.
    Vamos ficar alertas!

    Obrigado!

    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Ola!
    Acho que você ve demônio/diabo demais, comece a pensar por si mesmo e não o que um pastor ou quem é que seja lhe diz como pensar. A interpretação da bíblia na integra,deve ser vista com caultela, poís esses mesmos escrítos foram reformulados e modificados ao longo da história pelos mesmos que tinham interesse em manipular as massas. Se os desenhos passam uma mesagem, diferente de conceitos familiares apregoados dos construidos em nossa sociedade, deligue a televisão ou mude de canal. A mente humana é criativa e sempre será.
    Felipe

    ResponderExcluir
  11. Prezado Felipe,

    O meu dever como cristão é alertar as pessoas sobre tudo que está a nossa volta e que pode ser prejudicial. Infelizmente, muitos estão com as mentes cauterizadas e não enxergam estes males. Não sou influenciado por pastores como você diz, ao contrário, a própria bíblia nos leva a ter uma postura critica sobre tudo o que nos é apresentado. A biblia foi escrita durante uns 1400 anos e por mais de 40 homens, todos eles inspirado por Deus.Não falo do que os outros falam, falo de experiência, própria e do que Deus pode fazer na nossa vida. Convido você a conhecer mais sobre isto. Fique a vontade para opinar. Quando você diz que podemos escolher, concordo. Não preciso assistir aquilo que não quero. Mas, não posso deixar de repartir algo que considero bom com todas as pessoas.

    Fique na Paz!

    Fábio

    ResponderExcluir
  12. Olha, se formos julgar um por todos, Deus deveriar acabar com a humanidade pois não foram alguns seres humano que colocaram Jesus cristo na cruz . No caso do filme FireBreather o lança fogo o que o filme quer dizer é que voçê pode ter um pai assassino ou ladrão isso não significa que voçê deve ser um. voçê tem escolha entre o bem e o mal isso depende de voçê...
    Ricardo

    ResponderExcluir
  13. Olha, se formos julgar um por todos, Deus deveriar acabar com a humanidade pois não foram alguns seres humano que colocaram Jesus cristo na cruz . No caso do filme FireBreather o lança fogo o que o filme quer dizer é que voçê pode ter um pai assassino ou ladrão isso não significa que voçê deve ser um. voçê tem escolha entre o bem e o mal isso depende de voçê...
    Ricardo

    ResponderExcluir
  14. Ola anonimo, realmente a humanidade esta destinada a perdição. A bíblia diz que todos pecaram e se afastaram de Deus, por isto Jesus Cristo morreu, para fazer esta reconciliação do ser humano com Deus.No caso do desenho acima, você esta vendo por uma ótica, porém é feito para crianças que não tem capacidade para julgar e são afetadas diretamente por ele. Além disto, é inegável que exista por detrás uma inspiração diabólica fazendo misturas entre demônios e seres humanos.



    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas, não se

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava sempre q

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo? É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer. A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores. O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.   Porque haverá h