Pular para o conteúdo principal

PECADO OU PROBLEMA ?


O pecado é uma transgressão que cometemos contra Deus e a sua Palavra. O pecado traz problemas para quem o comete e pode levar a morte. Por isto, precisamos de arrependimento e perdão para sermos libertos. 

O pecado precisa ser tratado como tal. É Deus quem vai nos ajudar. Não se pode confundir o pecado como um problema psicólogico ou um desvio de comportamento. Muitos estão enganando a si mesmo pensando assim.

Imagine a situação. Alguém chega no psicólogo e diz:

- Doutor estou com problema! Eu traío minha mulher constantemente. 

Então o médico diz para ele:

- É assim mesmo! Muitos tem este problema! Não se preocupe! Tenta diminuir isto aos poucos! É um vício, não podemos parar de uma vez,  senão você passa mal.

E o paciente sai contente do consultório, afinal aquilo é um problema de ordem médica, ele não tem culpa de ser assim.  

Assim como esta situação podemos citar inúmeras. Podemos falar do homossexual que diz ter nascido assim. Também podemos falar do pedófilo, que tem um problema com crianças. Podemos falar daquele que se prostituí, que comete fornicação  e etc.  Todos justificam, dizendo que cometem tais erros por que tem um problema.É claro que tem! É o pecado! Ninguém quer assumir e se arrepender. Ninguém quer pagar o preço que envolve a mudança de atitude.

Para entendermos melhor vejamos a definição de pecado.

O que é o pecado?

"Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"(Romanos 3.23).  Pecado é um ato, pois "cada um é tentado, quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo. Depois, havendo concebido o desejo, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:14 e 15).

Observe que o pecado é concebido dentro do ser humano por vontade própria. O ser humano não nasceu nasceu com um problema. É o próprio indivíduo que gera o pecado dentro de sí.

Para que tenhamos salvação e desfrutemos da vida eterna, devemos tão somente crer "Pela graça sois salvos, por meio da fé..." (Efésios 2.8) que Jesus é nosso único e suficiente salvador, e confessar nossos pecados para sermos perdoados "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (I João 1.9).

O pecado faz separação entre o homem e Deus. Não pode ficar encoberto! "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. Provérbios 28:13.

Quando o pecado é tratado como um problema qualquer, o indivíduo se isenta de responsabilidade. Muitas igrejas hoje não entendem a razão do seu esfriamento. Não percebem que estão deixando o pecado tomar conta da situação e por isso não prosperam espiritualmente. O pecador precisa ser confrontado pelo seu erros.

Paulo confrontou a Igreja de Corinto devido a um caso assim. Estava existindo no meio da igreja um caso de incesto e ninguém tomou nenhuma ação.

"Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação". (I Corintios 5.1-2)

Paulo repreendeu os irmãos. Precisavam tirar o pecado do meio deles. Precisavam corrigir aquele que estava cometendo tal erro. Mas, ao contrário disto não fizeram nada.

O pecado é uma doença que precisa ser tratado com um único remédio, Jesus Cristo! Mas, é preciso que o pecador queira tomar deste remédio. Não basta remorso, pois ele passa. É necessário arrependimento verdadeiro para que alcancemos a Graça de Deus em nossa vida.

Sem mais, fiquem na Paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas, não se

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava sempre q

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo? É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer. A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores. O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.   Porque haverá h