Pular para o conteúdo principal

DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA: APOLOGIA AO USO DE DROGAS


1. A maconha é considerada a droga mais polêmica do mundo. A droga é extraída da planta da espécie Cannabis sativa, também conhecida como cânhamo ou haxixe. A planta tem origem no Afeganistão e era muito utilizada na Índia em rituais religiosos. A droga também era usada como tratamento para curar prisão de ventre, cólicas menstruais, malária, reumatismos e até dores de ouvido. O cultivo da maconha se expandiu da Índia para a Mesopotâmia, depois Oriente Médio, Ásia, Europa e África.
2. No séc. XI havia grupos de homens, no Norte da Pérsia, que eram conhecidos por sua extrema crueldade e pelas contínuas vitórias que obtinham. Estes grupos agiam intoxicados pelo haxixe, e sempre, espalhavam sua violência. Devido ao vício, foram chamados "Haschichins", donde surgiu a expressão francesa "assassin", e o termo português "assassino". [1]
3. A maconha foi trazida para a América do Sul pelos colonizadores e as primeiras plantações foram feitas no Chile, por espanhóis. No Brasil, além das caravelas, durante o século XVI os escravos de origem africana traziam-na escondida, para que fossem usadas em rituais religiosos.
4. Atualmente o Brasil está envolto no controvertido debate sobre as consequências da autorização do consumo da maconha. O Supremo Tribunal Federal começou a decidir, neste mês de agosto, se o porte de drogas para consumo pessoal deve continuar sendo um crime no Brasil.
5. A defensoria Púlica de São Paulo, autora da ação no STF, considera que “o porte de drogas para uso próprio não afronta a chamada 'saúde pública' (objeto jurídico do delito de tráfico de drogas), mas apenas, e quando muito, a saúde pessoal do próprio usuário." [2]
6. Se a decisão for favorável, o STF poderá declarar inconstitucional o artigo 28 da Lei Antidrogas, que define como crime "adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal". (Lei no11.343/2006)
7. A igreja está assistindo – calada e omissa – o crescimento cada vez maior da onda de tolerância com esse vício. Artistas brasileiros desafiam a legislação em vigor e sequer são questionados. Em janeiro de 2012, em Sergipe, Rita Lee desaprovou a conduta policial que tentava coibir o consumo da droga: “Este show é meu. Não é de vocês. Por que isso? Não pode ser por causa de um baseadinho. Cadê um baseadinho pra eu fumar aqui?” [3].
8. O pensamento de que a maconha não é nociva é frequente e amplamente defendido pelos apologistas da liberação da droga. Valentim Gentil Filho que possui doutorado em psicofarmacologia clínica pela Universidade de Londres, um dos mais renomados psiquiatras do Brasil discorda desta ideia: “Trata-se da única droga a interferir nas funções cerebrais de forma a causar psicoses irreversíveis”. Ele disse a VEJA. “Se fosse para escolher uma única droga a ser banida, seria a maconha.” [3]
9. Outro argumento apresentado pelos apologistas é de que a venda autorizada colocaria um fim ao tráfico de drogas. Para derrubar este argumento – um dos mais rígidos pilares da defesa da liberação da droga - basta observar a experiência e o recuo das autoridades holandesas. Na década de 70, a Holanda descriminalizou a maconha. Desde então, o tráfico só aumentou.
10. Ao concluir, concito os líderes cristãos a se posicionarem contra esta banalização e desvirtuamento de valores. A maconha é porta de entrada para o uso de drogas mais fortes. Aqueles que trabalham ou convivem com usuários de álcool, tabaco e entorpecentes sabem a destruição que estes vícios provocam nas famílias. Conclamo a Igreja para interceder e também para agir. Infelizmente, a decisão sobre o uso da maconha, não será democrática. O povo não será ouvido. Onze Ministros do SFT decidirão por nós.
Reflita nisso!

Douglas Roberto de Almeida Baptista

[3]http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/maconha-faz-mal-sim-quem-afirma-e-a-medicina/

Fonte: CPAD News

Sem mais, fiquem na Paz!

Fábio 

Comentários

  1. Nunca li tamanha asneira. Tinha que ser o ignorante de um crente. Só Deus na causa.

    ResponderExcluir
  2. Prezado "Anônimo":

    Todo o conteúdo do posicionamento do texto está embasado em opiniões e conclusões de especialistas. Para você dizer que algo é asneira, precisa embasar seus pontos de vista em algo coerente.

    O blog é aberto as discussões. Quando quiser pode se identificar e colocar aqui sua opinião.

    Sou crente sim, graças a Deus, busco conhecimento bíblico e secular, não sou ignorante como você afirma, ao contrário, Deus nos ensina a examinar tudo e reter aquilo que é bom. Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA!

Pedro não estava entendendo o gesto de Jesus em lavar os pés dos discípulos e não queria aceitar aquela atitude do Mestre. Mas Jesus sabia o que estava fazendo e queria mostrar  mostrar algo mais para eles. “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”  ( João 13.7 ) Quando Jesus nos promete algo, a nossa ansiedade nos leva a querer saber o que irá acontecer. Como Ele vai fazer? Quando vai ocorrer? Não raramente, acabamos por querer influenciar de alguma maneira, ou buscamos situações que se encaixam naquilo que Ele prometeu. Se é benção material, pensamos na origem do dinheiro. Como virá? Será que vou ganhar algum prêmio? Será que vou receber de alguém? Se é benção espiritual, achamos que acontecerá no dia em que vem um pregador de renome na igreja ou um irmão com dons espirituais. Quando não ocorre nestas ocasiões costumamos nos entristecer e desanimar. Em casos mais extremos pensamos até que não ocorrerá mais. Mas, não se

CONFIANDO EM CARROS E CAVALOS!

A superioridade de uma nação na guerra sempre é medida pelo seu poder bélico. Suas armas e todos os seus equipamentos são essenciais para mostrar a sua força. No passado também era assim. Não existiam armamentos desenvolvidos como os de hoje, mas as nações mais poderosas possuíam milhares de carros e cavalos e isto costumava amedrontar o possível inimigo, deixando-o em desvantagem mesmo antes do início da batalha. Quando lemos a bíblia, mais especificamente no livro de Deuteronômio capítulo 17,  vemos que a orientação de Deus para o rei e o povo de Israel era totalmente diferente. Ele determinava que o rei não deveria adquirir para si muitos carros e cavalos. Ordenava que não voltassem ao Egito, donde saíram, para buscar nenhum animal.  Entendemos a luz das escrituras que nos combates o povo israelita não deveria basear sua confiança em seus carros e cavalos como os outros povos, mas ela deveria estar única e exclusivamente no Deus que serviam e que os ajudava sempre q

NARCISISMO CRISTÃO

O que é Narcisismo? É uma palavra originada da mitologia grega. A lenda diz que Narciso era um jovem muito bonito, devido a isto muitas mulheres o desejavam, mas a todas ele esnobava. Um dia, viu sua imagem refletida em um lago e se apaixonou. Isto mesmo! Se apaixonou por ele mesmo, ficando ali parado, admirando-se até definhar e morrer. A palavra "narcisista" é bastante empregada na psicologia. Os indivíduos narcisistas são aqueles que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e  contando vantagens das situações. Não se importam com o sofrimento das outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para sentirem-se melhores. O apóstolo Paulo advertiu-nos que nos últimos dias existiriam muitas pessoas assim, inclusive no meio da igreja. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.   Porque haverá h